Software de Prevenção ao Abuso Infantil

Alguns investigadores estimam que existem actualmente mais de 15 milhões de fotografias e vídeos de crianças vítimas de violência em circulação na Internet, ou na Darknet. Quando este este material é detectado e excluído, já há muito que os pedófilos fizeram o download para os seus computadores. Procurar e monitorizar centenas de milhares de ficheiros ilegais no computador dos suspeitos era um processo tedioso e extremamente demorado para os investigadores, até agora.

Pesquisadores do Fraunhofer Institute produziram um sistema de assistência automatizado, chamado desCRY, que pode detectar imagens e vídeos de pornografia infantil entre grandes volumes de dados.

Resultados do desCRY

O software desCRY utiliza novos processos de reconhecimento de padrões para navegar pelas fotos e vídeos digitais em busca de conteúdo ilegal, não importa o quão bem escondido que seja. O núcleo do software consiste em algoritmos inteligentes de reconhecimento de padrões que automaticamente analisam e classificam imagens e sequências de vídeo e que combinam tecnologias como reconhecimento facial e tom de pele com análises contextuais e de cenas para identificar conteúdo suspeito.

O software procura todos os arquivos num computador, incluindo e-mail e arquivos anexos e tem muitos tipos de filtragem o que permite uma grande variedade de opções de pesquisa. Por exemplo, pode aplicar filtros e classificação de dados baseados em conteúdo. Desta forma, os investigadores podem classificar arquivos por objecto, pessoa ou localização, por exemplo.

Os algoritmos podem usar milhares de características que descrevem propriedades tais como cor, textura e contornos, a fim de analisar se uma imagem retrata o abuso de crianças. Se o sistema for executado num PC padrão, pode classificar até dez imagens por segundo, acelerando drasticamente os trabalhos de investigação.