Virtualização (III)


Virtualização de Servidores


Dos três diferentes tipos de virtualização discutidos neste blog, acredito que a virtualização de servidores seja o tipo de virtualização com o qual todos estão mais familiarizados. Quando se fala em "virtualização", normalmente referimo-nos a virtualização de servidores porque esta é a principal área de virtualização, na qual um número de "máquinas virtuais" são criadas num servidor, o que significa que múltiplas tarefas podem ser atribuído ao servidor, economizando em poder de processamento, custo e espaço.

A virtualização de servidores insere uma camada de abstracção entre o hardware do servidor físico e o software que corre no servidor, permitindo que executemos múltiplos computadores num único computador anfitrião (host) com os computadores hóspedes (guests) a acreditar que estão em execução no seu próprio hardware. A máquina física é traduzida numa ou mais máquinas virtuais (VMs). Cada VM executa o seu próprio sistema operativo e aplicações, e cada uma utiliza uma parte de recursos alocados de processamento do servidor, como CPU, memória, acesso de rede e de armazenamento de E/S. Isto significa que todas as tarefas de rede que estão a ocorrer no servidor ainda parecem estar num espaço separado, de modo que qualquer erro pode ser diagnosticado e corrigido rapidamente.

Virtualização de Servidores

Ao fazer isso, ganhamos todos os benefícios de qualquer tipo de virtualização: a portabilidade de máquinas virtuais, custos operacionais reduzidos, redução da sobrecarga administrativa, consolidação de servidores, testes e treino, benefícios de recuperação de desastres e muito mais.


Virtualização de Servidores e de Desktop


A virtualização de servidores e virtualização de desktop pode ser um tema confuso se não soubermos as diferenças entre as duas tecnologias de virtualização.

Virtualização de Servidores


A virtualização de servidores é definida como o particionamento de um servidor físico em pequenos servidores virtuais. Na virtualização de servidores os recursos do próprio servidor estão escondidos (ou mascarados) dos utilizadores. Uma utilização comum desta tecnologia é em servidores Web. Servidores Web virtuais são uma maneira muito popular de prestação de serviços de baixo custo de alojamento de sites (web hosting). Em vez de exigir um computador separado para cada servidor, dezenas de servidores virtuais podem coexistir  no mesmo computador.
Dito isto, diferentes produtos oferecem diferentes níveis de virtualização:
  • Virtualização Completa – O SO convidado (guest) não é modificado e acredita que está a ser executado no mesmo hardware que o sistema operativo anfitrião (host);
  • Para-virtualização – O SO convidado é modificado;
  • Emulação – O SO convidado não é  modificado mas é executado numa CPU emulada por software.

No próximo artigo irei aprofundar todos estes tipos de virtualização.

Virtualização de Desktops


Virtualização de Desktop Baseada no Cliente

Este método usa a tecnologia de virtualização para separar o ambiente de desktop do utilizador do computador físico e sistema operativo anfitrião.

Streaming do Desktop Virtual

Neste caso, tanto o desktop virtual do utilizador e o sistema operativo anfitrião correm em paralelo sobre o hardware do cliente.
 Streaming de Aplicações

Virtualização de Desktop Baseada no Servidor

Este tipo de virtualização permite a execução do ambiente de trabalho do cliente nos servidores do centro de dados e a apresentação desse ambiente de trabalho no lado do cliente. Isto é considerado um tipo de modelo de computação cliente-servidor, porque o desktop virtual é armazenado num servidor centralizado, ou remoto, e não a máquina física que está a ser virtualizada.

Desktop Virtual

A virtualização de desktops virtualiza desktop de computadores e estes ambientes de desktop virtual são "servidos" aos utilizadores na rede. Os utilizadores interagem com um desktop virtual da mesma forma que um desktop físico é acedido e utilizado. Outra vantagem da virtualização de desktops é que permite que nós remotamente possamos fazer login para aceder à nossa área de trabalho a partir de qualquer localização. Uma das utilizações mais populares da virtualização de desktops está nos centros de dados, onde imagens de desktop personalizadas para cada utilizador estão alojadas num servidor de centro de dados.

Terminal Services
Virtualização de desktops oferece vantagens sobre computadores que operando como unidades individuais porque cada desktop virtual não irá exigir o seu próprio hardware, sistema operativo e software. Além disso, usar virtualização de desktops diminui o custo de implementação de aplicações e reduz o tempo de inactividade em caso de uma falha do servidor.

Vantagens da Virtualização de Servidores


Eficiência


A principal vantagem da virtualização de servidores é a melhor utilização do hardware porque muitos servidores físicos podem ser consolidados numa única máquina física, continuando a operar como servidores separados ainda que virtualmente. A maioria dos servidores tradicionais, não-virtualizados, só são utilizados em 5% a 10% da sua capacidade computacional total. Os benefícios são tangíveis porque, com a virtualização, o servidor pode operar sua carga de trabalho original como uma máquina virtual e alojar cargas de trabalho adicionais ao mesmo tempo, muitas vezes aumentando a utilização total do servidor físico até 80% da sua capacidade computacional total.

Virtualização de Servidores
Portanto, o número de servidores físicos pode,  em média, ser dividido por 5 ou 10 o que representa uma redução significativa no hardware e equipamentos associados.

Gestão


A virtualização de servidores permite a flexibilidade de migrar cargas de trabalho de forma transparente entre servidores físicos movendo literalmente cargas de trabalho à vontade ou conforme a necessidade. Por exemplo, um servidor tradicional teria que ser desligado para manutenção ou upgrades. Com a virtualização, todas as cargas de trabalho consolidadas do servidor podem ser migradas para um servidor de reserva ou distribuídas entre os outros servidores, e, em seguida, o servidor original pode ser desligado sem qualquer interrupção para as cargas de trabalho. Cada servidor virtual executa o seu próprio sistema operativo e pode ser reiniciado de forma independente. Uma vez que o trabalho de manutenção esteja concluído, as cargas de trabalho podem ser migradas de volta para o hardware original.

Gestão Centralizada
Antes da virtualização, os administradores de TI passavam a maior parte do seu tempo em manutenção, suporte e outras tarefas necessárias para manter toda a infra-estrutura no mesmo nível de desempenho. Agora esse tempo pode ser fortemente reduzido por meio da utilização de ferramentas de gestão centralizada.

Alta Disponibilidade


A virtualização permite que as aplicações sejam executadas de uma maneira muito mais contínua por meio de espelhamento e capacidades de failover. A virtualização é também uma mais valia para a protecção de dados e as cargas de trabalho consolidadas com a virtualização podem ser facilmente copiadas com snapshots periódicos ou replicadas para sistemas de armazenamento off-site com pouca (ou nenhuma) da perda de desempenho habitual nos tradicionais sistemas de backup de fita.

A virtualização, por exemplo, permite que sejam feitas réplicas de servidores, geralmente em configuração de cluster. Assim em caso de avaria, o mesmo servidor virtual com dados e aplicações actualizadas pode estar a funcionar em poucos minutos.

Poupança de Energia


Com mais cargas de trabalho em execução em menos hardware, os requisitos de energia e arrefecimento também são reduzidos. Portanto, a virtualização de servidores é muito importante para os centros de dados, porque aumenta a sua eficiência na utilização do espaço e promove a eficiência energética através do consumo reduzido de energia e da redução nos custos de refrigeração.